EDUCAÇÃO E ÉTICA

Jaci E.S.Nunes

Prof. James Fidélis Tomelin

 Norberto Siegel

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso Normal Superior (NDF-0081) Filosofia Geral E da Educação

11/09/07



RESUMO


A essência da ética é definir os traços essenciais ou a essência do comportamento moral, à diferença de outras formas de comportamento humano, como a religião, a política, o direito, a atividade científica, a arte, o trato social, etc.
O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de recomendar ou prescrever com vistas à ação em situações concretas.


Palavras-chaves: Ética; Moral; Social.


1 INTRODUÇÃO

Todo individuo sabe que é preciso seguir certas regras de convivência para viver em sociedade. Desde o nascimento, os valores sociais são ensinados ao ser humano para que este tenha uma vida boa e feliz. Estas regras e valores relacionam a moral, a qual é definida como um conjunto de regras, princípios e valores que orientem o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades. Como essas regras e esses valores variam de acordo com a sociedade e o grupo no qual está inserido, faze-se necessária uma reflexão critica sobre a moral. A esta reflexão chamamos de ética.                                                                                                                                                 Como doutrina filosófica, a ética é essencialmente especulativa e, a não se quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a moral. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas ou indicar caminhos. Além de tudo ser ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o outro.
A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, pois o homem não nasce com a ética como se fosse um instinto, mas é adquirido ou conquistado por hábito, portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

2 ÉTICA NA  ESCOLA

A temática da ética e da moralidade humana e de construção de valores pessoais socialmente justificados não tem sido muito valorizada em nossa sociedade e até mesmo na estrutura de nossas escolas. De maneira indireta, consciente ou inconsciente, as escolas trabalham valores com seus alunos e alunas, mas isso vem sendo feito de forma desarticulada, e principiante, de fato, com base nos valores de cada grupo ou de cada professor. Isso se torna problemático, já que os valores de um determinado grupo ou de um determinado indivíduo podem não estar de acordo com os interesses gerais da sociedade.
A escola como espaço público deve ser um local para todos poderem expor as suas razões, isto é, suas opiniões e concepções, de forma consciente e responsável, aceitando as razões dos outros membros. E estas razões expostas, devem ser escolhidas as melhores razões pelo grupo, o que possibilita que se chegue a um consenso ético-político, o que não representa alcançar a unanimidade, mas, sim, alcançar um entendimento dialógico sobre os princípios fundamentais que devem reger a convivência grupal que nos conduz a uma visão de sociedade que não é apenas a soma de todas as vontades individuais, mas, sim, que está junta na vontade coletiva para a realização do bem comum. Contribuindo para que os indivíduos tronem-se autônomo, intelectualmente e moralmente, isto é, que saibam resolver desafios através do pensamento racional e assumam seu dever para com os outros homens em sociedade.                                                                 “Se soubéssemos compreender antes de condenar, estaríamos no caminho da humanização das relações humanas” (MORIM, 2000).                                                                                                         A equipe educacional junto aos pais e toda sociedade devem estabelecer como inevitável a defesa dos direitos humanos e do estatuto da criança e do adolescente (ECA), defendendo os princípios da vida, liberdade, igualdade de oportunidades e diferenças.                                              Também podemos formar um cidadão em uma sociedade tendo o acesso e domínio dos atuais meios de informação e comunicação disponíveis, como computador, televisão, vídeo, DVD, jornais, revistas, livros, Internet. Tendo possibilidade de formar um indivíduo autônomo e capacitá-lo na utilização e na busca da informação, pois ele deve ter acesso e saber utilizar estas ferramentas cotidianas para melhor construção de seu pensamento.
3 CONCLUSÃO

A ética está presente em todas as raças, ela é um conjunto de regras, princípios  ou maneira de pensar e expressar. Ser Ético nada mais é do que agir direito,  proceder bem, sem prejudicar os outros, é estar tranqüilo  com a consciência pessoal. É cumprir com os valores da sociedade em que vive, é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.
    Através de instituições de ensino podemos dar bases para a adaptação na sociedade atual, dando-se assim a ética na educação e consistindo nesse objetivo de formação de um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.  Incluindo a ética de forma pensada e profissionalizada para que todos tenham uma boa formação ao todo, tanto quanto educando a educador e membros da instituição docente. Sempre buscando e desfrutando de todo material possível que lhe possa obter, assim podendo partir de qualquer gênero educacional, formando cidadãos participativos e conscientes.                                                                                                    E nós educadores podemos sim mostrar ética praticando a moral com nossos alunos começando a dar o exemplo de boa conduta como: honestidade, respeito e prudência, passando a eles o conhecimento de que ter ética é ter um grande respeito a tudo e a todos sabendo que meu espaço acaba quando começa o espaço do outro e que minha opinião é valida se eu souber dar validade a opinião do próximo.

4 REFERÊNCIAS


MORIN. Os sete saberes necessários a educação. São Paulo, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog