A ÉTICA NA EDUCAÇÃO


Jaci Elisia de Souza Nunes
Profº.   Janes Fidélis Tomelin
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Normal Superior Habilitação em Séries Iniciais (NFD0081)
Filosofia Geral e da Educação
07/09/07

RESUMO
Observando nossa vida, em todos os aspectos, vemos que a ética é muito importante. E, se tratando do cotidiano do trabalho dos professores, ela tem um valor ainda maior, pois um professor for ético, ele passará isto aos seus alunos, contribuindo assim, com as mais diversificadas formas na formação de futuros cidadãos que terão o poder de tentar agir de forma mais ética, mais correta e humana em todos os sentidos.
Palavras-chave: Ética; Educação; Respeito.

1. INTRODUÇÃO

A ética é uma questão em aberto, como em aberto são sempre os grandes temas que tocam a fundo a condição de ser humano. Educação e ética são dois pólos de uma mesma construção: um mundo mais fraterno e mais saudável, para o indivíduo e para a coletividade. Sendo o homem o único animal capaz de fazer promessas, temos no ser humano um possível cumpridor de leis que a si e aos outros - em interação - estabelece. Cumprir tais leis significa seguir a força da vontade autônoma; suspender as paixões até o limite do possível. Significa, também, um continuado exame dessas leis, sujeitas, em alguma medida, a periódicas revisões.


2. ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Como bem define Marilena Chauí (1994a, p. 340), o termo ética advém do sentido grego de ethos: "caráter, índole natural, temperamento".

A ação ética ancora-se, pois, na intencionalidade da ação, na relação da consciência para consigo mesma, na integridade do ser humano frente a seus semelhantes. Ou seja, de respeito mútuo e a sí próprio, havendo assim a responsabilidade inerente de se repassar esses padrões a gerações futuras, que através de instituições de ensino são dadas as bases para a adaptação na sociedade atual. Dando-se assim a ética na educação e consistindo nesse objetivo de formação de um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.


3. RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO

O conhecimento pedagógico é construído e ampliado ao longo do tempo pelos profissionais da educação, durante sua vida profissional, como resultados das relações entre teoria e prática, ao passo que o conhecimento da disciplina requer mais técnica, focado nos procedimentos de transmissão.

A competência profissional é fruto de todo processo educativo, mais a interação entre os professores e o exercício da profissão, com seus próprios alunos.

Mas e mais jovens estão saindo das escolas sem um sentimento de pertença á comunidade e á natureza e, também, sem possuir autonomia intelectual para a resolução de problemas cognitivos e práticos, além de não possuírem autonomia moral para fundamentação racionalmente sua ação moral (deliberação).


 E a ética é algo difícil de ensinada ela deve ser transmitida de forma natural, de modo que é mais facilmente compreendida se vem na forma de exemplo do que se vem como matéria curricular.


4. RESPEITO EM SALA DE AULA: RELAÇÃO ÉTICA ENTRE DOCENTE E ENTRE DOCENTES E DISCENTES

Respeito! Não dá pra falar de ética sem falar em respeito mútuo em sala de aula. Ética tanto entre os docentes quanto entre o corpo docente em relação ao corpo discente. É muito fácil falar de ética, mas é no dia-a-dia que a colocamos em prática. E na educação não seria diferente.

É no relacionamento corpo docente entre si, que vemos se a ética funciona mesmo. Pois quando convivem bem uns com os outros não se importando com as diferenças, respeitando as particularidades de suas funções, a ética entra em cena, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais agradável.

 O mesmo vale para a relação aluno-professor. A ética tem que se fazer presente entre eles também. E de forma muito maior, visto que o relacionamento entre eles é maior do que a relação do corpo docente entre si.


5. CONCLUSÃO

E a ética é algo difícil de ser vivida, mas extremamente necessária. Ao falarmos de ética percebemos o quão importante ela é em nossas vidas. Seja no âmbito social, profissional, escolar, familiar. È ela quem nos faz viver bem com todos que nos rodeiam. É ela quem nos mostra que respeito vai além de palavras ditas, ética é atitude! Pois atitudes expressam o que realmente a pessoa é, o que ela pensa, sente ou o que quer realmente dizer.

Dessa forma, podemos ver que a ética vai além de palavras, mais do que um simples respeito, a ética nos leva a ter consciência de que temos direitos, mas também deveres dentro de uma sociedade.



6. BIBLIOGRAFIA


HERMANN, Nadja. Pluralidade em Ética e Educação ação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog