A
ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Jaci Elisia de Souza Nunes
Profº. Janes Fidélis Tomelin
Centro Universitário
Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Normal Superior
Habilitação em Séries
Iniciais (NFD0081)
Filosofia Geral e da
Educação
07/09/07
RESUMO
Observando nossa vida, em todos
os aspectos, vemos que a ética é muito importante. E, se tratando do cotidiano
do trabalho dos professores, ela tem um valor ainda maior, pois um professor
for ético, ele passará isto aos seus alunos, contribuindo assim, com as mais
diversificadas formas na formação de futuros cidadãos que terão o poder de
tentar agir de forma mais ética, mais correta e humana em todos os sentidos.
Palavras-chave: Ética; Educação;
Respeito.
1. INTRODUÇÃO
A ética é uma
questão em aberto, como em aberto são sempre os grandes temas que tocam a fundo
a condição de ser humano. Educação e ética são dois pólos de uma mesma
construção: um mundo mais fraterno e mais saudável, para o indivíduo e para a
coletividade. Sendo o homem o único animal capaz de fazer promessas, temos no
ser humano um possível cumpridor de leis que a si e aos outros - em interação -
estabelece. Cumprir tais leis significa seguir a força da vontade autônoma;
suspender as paixões até o limite do possível. Significa, também, um continuado
exame dessas leis, sujeitas, em alguma medida, a periódicas revisões.
2. ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Como bem define
Marilena Chauí (1994a, p. 340), o termo ética advém do sentido grego de ethos:
"caráter, índole natural, temperamento".
A ação ética
ancora-se, pois, na intencionalidade da ação, na relação da consciência para
consigo mesma, na integridade do ser humano frente a seus semelhantes. Ou seja,
de respeito mútuo e a sí próprio, havendo assim a responsabilidade inerente de
se repassar esses padrões a gerações futuras, que através de instituições de
ensino são dadas as bases para a adaptação na sociedade atual. Dando-se assim a
ética na educação e consistindo nesse objetivo de formação de um indivíduo
consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.
3. RELAÇÃO ENTRE
ÉTICA E EDUCAÇÃO
O conhecimento
pedagógico é construído e ampliado ao longo do tempo pelos profissionais da
educação, durante sua vida profissional, como resultados das relações entre
teoria e prática, ao passo que o conhecimento da disciplina requer mais
técnica, focado nos procedimentos de transmissão.
A competência
profissional é fruto de todo processo educativo, mais a interação entre os
professores e o exercício da profissão, com seus próprios alunos.
Mas e mais
jovens estão saindo das escolas sem um sentimento de pertença á comunidade e á
natureza e, também, sem possuir autonomia intelectual para a resolução de
problemas cognitivos e práticos, além de não possuírem autonomia moral para
fundamentação racionalmente sua ação moral (deliberação).
E a ética
é algo difícil de ensinada ela deve ser transmitida de forma natural, de modo
que é mais facilmente compreendida se vem na forma de exemplo do que se vem
como matéria curricular.
4. RESPEITO EM SALA DE AULA :
RELAÇÃO ÉTICA ENTRE DOCENTE E ENTRE DOCENTES E DISCENTES
Respeito! Não
dá pra falar de ética sem falar em respeito mútuo em sala de aula. Ética tanto
entre os docentes quanto entre o corpo docente em relação ao corpo discente. É
muito fácil falar de ética, mas é no dia-a-dia que a colocamos em prática. E na educação
não seria diferente.
É no
relacionamento corpo docente entre si, que vemos se a ética funciona mesmo. Pois
quando convivem bem uns com os outros não se importando com as diferenças,
respeitando as particularidades de suas funções, a ética entra em cena,
proporcionando um ambiente de trabalho muito mais agradável.
O mesmo vale para a relação aluno-professor. A
ética tem que se fazer presente entre eles também. E de forma muito maior,
visto que o relacionamento entre eles é maior do que a relação do corpo docente
entre si.
5. CONCLUSÃO
E a ética é algo difícil de ser vivida, mas extremamente
necessária. Ao falarmos de ética percebemos o quão importante ela é em
nossas vidas. Seja no âmbito social, profissional, escolar, familiar. È ela
quem nos faz viver bem com todos que nos rodeiam. É ela quem nos mostra que
respeito vai além de palavras ditas, ética é atitude! Pois atitudes expressam o
que realmente a pessoa é, o que ela pensa, sente ou o que quer realmente dizer.
Dessa forma,
podemos ver que a ética vai além de palavras, mais do que um simples respeito,
a ética nos leva a ter consciência de que temos direitos, mas também deveres dentro
de uma sociedade.
6. BIBLIOGRAFIA
HERMANN, Nadja. Pluralidade em Ética e Educação ação.
Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Comentários
Postar um comentário